Saúde dos cabelos: 7 dicas incríveis para manter seus cabelos em dia!

Conheça nossas super dicas para manter a saúde dos cabelos, evitando a queda, pontas duplas, fraqueza dos fios ou coisas do tipo.

No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais vaidosas, tanto homens quanto mulheres. E uma das partes do corpo em que mais se tem investido em pesquisa, são os nossos cabelos.

Seja o surgimento de novos tratamentos, seja o investimentos em produtos capilares(como o imecap hair) e novas técnicas, os cabelos demandam bilhões de dólares anuais em investimentos.

Mas nem sempre, precisamos gastar em tudo que sai no mercado, ou ficar sempre indo atrás de novas tecnologias se quisermos ter cabelos bonitos e saudáveis.

Muitas vezes, o cuidado com os fios pode ser mais fácil do que se pensa. E hoje com algumas dicas poderemos mostrar isso a vocês.

cabelos-saudaveis

7 dicas para a Saúde dos cabelos

Muitas das dicas abaixo, podem soar simples, mas ajudam bastante:

1- Você é o que você come

Os fios de cabelo são compostos por substâncias que adquirimos através da alimentação, por isso, uma dieta adequada é fundamental para que os nutrientes cheguem ao couro cabeludo e constituam um belo fio.

Por isso mesmo, alimentos gordurosos, fast food e excesso de carboidratos devemos ser sempre evitados. Além disso, comer frutas e legumes e beber ao menos 2 litros de água por dia, podem mudar totalmente a saúde do seu cabelo e fazer seu crescimento ser acelerado.

O crescimento médio dos cabelos é de um centímetro por mês. Pode parecer pouco, mas é bastante coisa se você pensar que isso significa 12 centímetros por ano, com variações de acordo com o metabolismo de cada pessoa.

saude-dos-cabelos

Alimentos ricos em antioxidantes por exemplo, podem ser grandes aliados para manter os cabelos saudáveis. Eles ajudam a combater o excesso de radicais livres, comum após um longo período de exposição ao sol.

2- Evite lavar o cabelo com água quente

Pode não parecer, mas água quente pode irritar e até queimar levemente o couro cabeludo, por isso tente sempre lavar em água fria.A alta temperatura da água acaba retirando o óleo natural do cabelo, que é sua proteção, deixando os cabelos mais fracos e quebradiços, além de sem vida.

Pode ocorrer até, do organismo entender que precisa compensar essa perda do óleo natural e seu cabelo fica até mais engordurado.Para evitar oleosidade excessiva ou até mesmo a formação de caspas, é ideal lavar o cabelo apenas com água em temperatura ambiente. a temperatura correta para a lavagem é de morna para fria.

3- Escolher o Shampoo adequado é super importante

Normalmente as mulheres já sabem, mas convém relembrar aos homens: a escolha do shampoo é muito importante, por isto escolha sempre um que seja apropriado para o seu tipo de cabelo e se possível, lave-o todos os dias.

O fio capilar é como uma esponja que absorve todas as impurezas do meio ambiente. Além de o cabelo masculino já ter tendência a ser mais oleoso, o comprimento também pode não ajuda. E fazer como muitos fazem de pegar qualquer shampoo que achar no banheiro e sair passando pode ser péssimo.

Os cabelos curtos acabam ficando oleosos mais facilmente, pois ela fica mais visível graças ao manto ácido, substância responsável por manter a oleosidade natural do couro cabeludo até quatro dedos abaixo da raiz.

Por tanto o segredo é lavá-los bem diariamente. Não lave os cabelos com sabonete, pois ele possui componentes que podem agredir o fio do cabelo propiciando à queda.

4- Use óleo nos dias frios

É bem comum que nos dias de frio as pessoas adotem o uso de toucas, gorros, echarpes, lenços e cachecóis. Devido ao atrito do cabelo com as fibras dos tecidos, cria-se uma sensação de aspereza nos fios. Por isso, outro produto que deve passar a fazer parte do dia a dia são os óleos e loções para desembaraçar os fios.

5- Não esfregue demais o couro cabeludo

Ao contrário do que diziam os mais antigos, esfregar demais o couro cabeludo, principalmente com as unhas, pode não só ferir o couro cabeludo, como ainda fazer com que fique irritado e surjam mais caspas ainda. Isso também pdoe dar mini feridas e pequenas infecções.

No banho somente esfregue com a ponta dos dedos, por pouco tempo e de forma suave.

6- Cuidado com o Sol

Muita gente não liga mas é preciso se cuidar. Quando for a praia ou piscina, aposte em shampoo, máscara e leave-in com protetor solar, próprios para praia e piscina, garantindo que seus fios estejam hidratados e protegidos das agressões da luz do sol, da água da piscina e do mar e para evitar que a cor desbote devido à exposição à luz do sol.

Aplique nos cabelos após cada lavagem. Assim que mergulhar na água salgada, enxágue os cabelos com água potável, não deixe água com sal muito tempo nos fios.

7- Evite o uso de bonés

Esses acessórios deixam o couro cabeludo suado e propício ao fechamento dos poros, o que aumenta a incidência de caspas e pode prejudicar bastante o couro cabeludo. Isso pode levar até a queda e enfraquecimento dos fios. Para não quebrar os fios, também é interessante evitar dormir com os cabelos molhados.

Dica Bônus – atenção quanto a hidratação

Mesmo que você use um bom condicionador, chega uma hora que nem eles conseguem dar conta de nutrir o cabelo corretamente. Por isso, hidratá-los com os produtos certos a cada 15 dias, mais ou menos, é uma ótima pedida. Mas se você não estiver com grana, pode tentar uma receita caseira:

Ingredientes: ½ abacate maduro amassado + 1 gema de ovo + 2 colheres de sopa de mel.

Como usar:

Passe a mistura nos cabelos, massageie, envolva em uma touca de papel alumínio e deixe agir por 30 minutos. Enxágue em seguida.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam manter a saúde dos cabelos em dia com elas ok?

Se vocês possuem dúvidas ou sugestões de novos artigos, podem deixar nos comentários.

Até a próxima!

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Está página foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!